DIRETORIA EXECUTIVA 2021-2022

Mauro Yoshiaki Enokihara
Presidente

Heitor de Sá Gonçalves
Vice-Presidente

Cláudia Carvalho Alcantara Gomes
Secretária Geral

Carlos Baptista Barcaui
Tesoureiro

Geraldo Magela Magalhães
1º Secretário

Beni Moreinas Grinblat
2º Secretario

Mensagem do Presidente

Conselheiros da Sociedade Brasileira de Dermatologia,

O ano de 2021 começou cheio de expectativas para todos – médicos e pacientes. Ante a certeza da pandemia de covid-19, que ainda nos aflige, aguardávamos o avanço da vacinação, a adoção de medidas que permitissem a retomada segura dos atendimentos e o anúncio de drogas que, efetivamente, tratem os efeitos do novo coronavírus no organismo humano.

No entanto, no âmbito da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse compasso de espera não implicou em redução no ritmo de suas atividades. Pelo contrário, a SBD fez desse momento uma oportunidade para empreender, agir, em favor da boa prática médica e dos seus associados.

Com esse espírito, desde janeiro, inúmeras entregas institucionais passaram a ser feitas aos médicos dermatologistas brasileiros. Neste rol, estão: a realização de vários eventos em formato on-line, o lançamento de publicações reconhecidas por seu valor científico, a criação de novas plataformas de educação continuada (Conexão SBD e SBDcast) e o fortalecimento dos canais de comunicação da SBD com os associados e com a população.

Vale enumerar ainda o trabalho feito no campo da defesa profissional. Nesta seara, a SBD tem atuado em favor do ato médico por meio da união de forças com outras entidades médicas parceiras que possuem o mesmo objetivo: garantir que o diagnóstico e a prescrição de tratamentos sejam praticados exclusivamente por profissionais da medicina.

Além disso, junto ao Conselho Federal de Medicina (CFM), a SBD também tem apresentado relevantes contribuições à elaboração das regras para a prática da telemedicina no País, inclusive com a produção de um guia prático voltado para a especialidade. Da mesma forma, tem atuado ativamente nos debates promovidos pela comissão que prepara a atualização das normas de publicidade médica.

Ressalte-se que em relação a estes dois temas em diferentes momentos foram abertos espaços de interação para que nossos associados fizessem suas considerações e apresentassem sugestões úteis a eventuais encaminhamentos. Essa prática demonstra o compromisso da SBD com a transparência de suas ações e a valorização do processo democrático.

Outro ponto que merece destaque é o cuidado com a gestão da nossa SBD. Num cenário de pandemia, diariamente buscamos atender às necessidades dos associados, mantendo a oferta de serviços e benefícios, administrando de forma racional e responsável nossos recursos humanos e financeiros e cuidando dos interesses de cada dermatologista. Um exemplo é o respeito aos critérios propostos pela Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), tratada em cartilha elaborada sobre o tema e em encontros com representantes de nossas filiadas.

Motivada a continuar sua trajetória, sempre em busca de avanços para a dermatologia, chegamos a esta Reunião do Conselho Deliberativo da SBD, durante a qual teremos a oportunidade de nos aprofundar sobre estes e outros tópicos na perspectiva de aperfeiçoar ações em curso e qualificar futuros projetos.

Assim, avançaremos em nosso esforço contínuo para superar limitações e valorizar nossas potencialidades, o que implicará no fortalecimento de nossa especialidade, fazendo com que o Brasil passe a contar com uma dermatologia de todos, e para todos.

Sejam todos muito bem-vindos. Aqui, estamos prontos para, em união, lançarmos as bases de mais um capítulo da trajetória da SBD.

 

Mauro Enokihara

Presidente

Gestão 2021-2022